segunda-feira, 10 de junho de 2013

Entrevista com Arievaldo Viana (CE)


Uma entrevista com o amigo Arievaldo Viana, um grande Chargista Cearense, que fez varias ilustrações para quase todos os Sindicatos do estado e ainda foi premiado pelos seus trabalhos. Essa entrevista foi feita durante uma conversa numa rede social que começou no dia 23 de maio de 2013.

O motivo da entrevista é justamente para levar a historia dele e outros para a 2ª Jornada Internacional de Quadrinhos, que vai ser sediado na USP, um dos temas é sobre "sindicalismo em quadrinhos", na categoria quadrinhos e sociedade. A historia é tão maravilhosa que acabei postando aqui, um grande artista que também é cordelista (não sei se é correto falar assim) que tem que ser lembrado e é conhecido lá fora.

E durante a entrevista, ele mostrou trabalhos antigos de uma publicação que nem foi lançado ainda, mais não vou falar muito e lê essa entrevista bacana e fotos cedidas para publicação do artigo, eu agradeço pela ajuda, agora vamos seguindo a entrevista desse grande artista:

1 - Conte um pouco de sua vida, junto com ela a ligação do desenhos e como conheceu a história em quadrinhos.


ARIEVALDO – Nasci no Sertão Central e me criei numa fazenda a luz de lamparina. O único meio de entretenimento era o rádio e os folhetos de cordel, mas eu gostava de desenhar desde os três anos de idade, quando me deram a primeira caixa de lápis de cor. Por falta de outras referencias, eu desenhava coisas do cotidiano...bichos, objetos ou tentava reproduzir gravuras dos poucos livros a que tinha acesso. Somente aos dez anos vim para a cidade (Maracanaú – Maranguape – Fortaleza) e travei contato pela primeira vez com o desenho animado e a revista em quadrinhos. Foi uma descoberta e tanto... Um dos trabalhos mais marcantes dessa época é a revista OS TRAPALHÕES, que era desenhada por vários cartunistas brasileiros sob o comando de Ely Barbosa. Cada um tinha seu próprio estilo, não havia aquela padronagem exigida pelos quadrinhos americanos, além de tratar de temas bem brasileiros. Gostava também de Jeronimo – o herói do sertão, que voltou a ‘galopar’ em 1979, desenhado pelo Edmundo Rodrigues, um cartunista paraense que muito me influenciou. Meu primeiro personagem foi um sertanejo chamado Nonato Lamparina, um cangaceiro fora de época, situado nas décadas de 70/80, às voltas com a seca, bolsões de miséria, governos corruptos, fim da ditadura militar etc. É claro que eu ainda não tinha muita consciência política, então recebia orientação de um pessoal de esquerda que criou um jornal em Canindé, em 1982. Foi nesse jornalzinho que eu publiquei meus primeiros trabalhos.

2 - Como tudo começou a carreira de chargista no movimento sindical?

ARIEVALDO – Como disse anteriormente, passei minha adolescência em Canindé e colaborei cm diversas publicações. Cheguei a fundar um fanzine chamado TRAMELA, que circulava mensalmente e criamos um Salão de Humor Nacional que repercutiu em todo o país. Dessa turma de cartunista apenas eu e o Klévisson (meu irmão) continuamos a desenhar profissionalmente. Mas havia uma turma talentosa: Nildo e Neuzo Bento, Hagamenon, dentre outros. Depois surgiram Jardel, Fabiano, Lourival, todos em Canindé, na esteira desse movimento. Em 1992 mudei-me para Fortaleza e passei a colaborar ativamente com as publicações do movimento sindical, a convite do jornalista Tarcísio Matos. Comecei no Sindipetro-CE, depois SINTAF, SENECE, SINDSAÚDE... tive uma rápida passagem pelo Sindicato dos Bancários e fiz também muita charge para os Comerciários. Tenho tudo isso reunido num livro ainda inédito: 20 anos da história do movimento sindical cearense pela ótica de um chargista. Fiz uma triagem em meio a mais de 500 charges e extraí as cem que considero mais representativas. O período em que fui mais produtivo foi durante o (des) Governo FHC. Ali era prato cheio para qualquer chargista. Publiquei muita coisa numa revista chamada PÉROLA NEGRA, que era editada pelo Sindicato dos Petroleiros.



3 - Quais foram os principais sindicatos que você trabalhou e seus trabalhos favoritos?

ARIEVALDO – Dos sindicatos eu já falei, na resposta acima. Gosto muito de uma série de tiras chamada PAPANGU & MOFOFÓ, uma bodega ali pras bandas do Mucuripe, imediações da LUBNOR, onde tudo acontecia. 


Tem também um trabalho muito legal que fiz no SINTAF, umas tiras de um personagem chamado FAZENDINO, espécie de mascote da entidade, que era um bode. É que antigamente os servidores estaduais eram chamados de BARNABÉ. Então fiz o bode mas não botei esse nome, porque seria muito óbvio. Tem umas charges que fiz sobre privatização que são históricas.


4 - Fale de alguns dos personagens criados por você e do contexto social que ele era ligado ao público do movimento sindical que acompanhava ou era retratado.

ARIEVALDO – No Sindipetro existia o PINGA-FOGO. Quando cheguei lá esse personagem já existia, mas não tinha uma personalidade definida. Era um bonequinho com a cabeça de chama, tipo tocha. Como estava muito vinculado a determinada diretoria do sindicato, foi abolido. Depois dele, vieram a dupla PAPANGU & MOFOFÓ que era um sarro, porque era um peão alienado e um bodegueiro politizado. O choque entre ambos sempre resultava em boas tiradas.


5 - Além da charge sindical, você fez outras publicações ligada a quadrinhos, publicações de jornais, revistas etc?

ARIEVALDO – Colaborei por dois anos 1983 a 1985 no caderno DOMINGO, do Jornal O POVO, com tirinhas do Nonato Lamparina e do Aparício Bafo-de-cana. Faz tempo que deixei de desenhar esses personagens. Depois veio o CURUCA, em parceria com o Klévisson, que é um menino véi cearense esgalamido, capaz de comer até rato. Numa tira, ele deitado quando a mãe dele diz: - Cuidado, Curuca, caiu um rato na sua rede!!! E ele responde: - Caiu na rede, é peixe! Curuca surgiu antes do FOME ZERO e do BOLSA FAMÍLIA. kkkkkk

6 - Você continua trabalhando nesse movimento sindical? Quais os motivos?

ARIEVALDO – Foi uma questão opcional. Eu tive convite para trabalhar em meios de comunicação oficiais, mas sempre preferi a imprensa alternativa, por ter mais liberdade de expressão. Não gosto de ter a minha criatividade policiada. Quando a diretoria de determinado sindicato começa a dar palpite demais no meu trabalho eu simplesmente para de fazer as charges. Ou então, por questão de sobrevivência (tenho 4 cumedôzim de rapadura) eu ‘amarro o burro na orelha do dono’. Faço do jeito que o fregues pede e nem assino a peça.

7 - A importância da charge ou propriamente dito o, a histórias em quadrinhos para essa sociedade que faz parte desse movimento sindical?


ARIEVALDO – Muito grande. Um boletim com charge ou quadrinho é 100 vezes mais atrativo. Mesmo nesse período de internet, de boletins virtuais, a charge ainda é um barato. Perdi muita coisa, consegui armazenar apenas um terço do que produzi ao longo dos últimos 25 anos, mas, mesmo assim, tenho mais de 500 trabalhos entre charge, quadrinho e cartum.

8 - Conte um pouco da história de criar o livro "Traço Operário"? Ele foi lançado?


ARIEVALDO – O ‘TRAÇO OPERÁRIO’ continua inédito por falta de editor. Os sindicatos é que deveriam bancar esta publicação, pois afinal de contas, conta a sua história. Ainda não tive tempo de cair em campo para ‘vender’ essa ideia, porque desenvolvo outras atividades.

9 - E fora os quadrinhos, faz outra atividade?

ARIEVALDO – Trabalhei 10 anos em agência de propaganda, antes e depois do computador. Passei da prancheta para o Corel Draw versão 2.0! O que a gente levava dois dias para fazer na prancheta, fazia em duas horas no computador, depois do scanner. Mas nunca abri mão da prancheta. Todos os meus desenhos são feitos antes com nanquim e só depois é que são vetorizados e coloridos no computador. Escrevo literatura de cordel desde menino e tenho cerca de 30 livros publicados por várias editoras, a maioria em cordel. Mas também atuo como prosador.

10 - E o que você sabe um pouco sobre a historia do movimento sindical cearense?

ARIEVALDO – Tenho acompanhado de perto, bem de perto, os últimos 20 anos do sindicalismo cearense. E sei bastante como foi a luta nos anos de chumbo da Ditadura Militar. Gosto de conversar com os mais velhos, os dirigentes aposentados que enfrentaram os milicos. Tem muita história interessante.

11 - Você conhece outros chargistas sindicais que fizeram parte do movimento sindical cearense?

ARIEVALDO – Sim. Tem o Zhelio, a Meg (que não sei por onde anda), o Cosmo e o Damião, dos Bancários, o Klévisson, que ainda hoje faz charges para o movimento sindical... Não sei se o Guabiras e Válber também desenharam na imprensa sindical, mas tenho a impressão que sim.


12 - E suas influências de desenho humorístico ou desenho mesmo, de modo geral.

ARIEVALDO – Como disse anteriormente, o ponto de partida foram os quadrinhos dos TRAPALHÕES e a revista do JERONIMO, além das charges do Sinfronio, no jornal O POVO. Pesquisei muito J. Carlos, Belmonte, K. Lixto, Luiz Sá, Mendez e outros desenhistas da velha guarda. Depois passei a me ligar em Laerte, Angeli, Bira, irmãos Caruso, Biratan, J. Bosco, etc. Passei uma fase muito ligado em Asterix, o Gaulês e cheguei mesmo a participar de um Salão de Humor na Bélgica, onde tive um trabalho premiado e publicado no catálogo da exposição (Os dois únicos brasileiros além de mim eram o Erico Junqueira, do Maranhão e o Santiago, de Porto Alegre). Hoje eu gosto muito do Crumb, Milo Manara e no Brasil, do Jô Oliveira, meu ilustrador favorito e parceiro em vários trabalhos. Recentemente estive com Santiago, Jô Oliveira e Edgar Vasques, no RS. Foi um encontro bacana, de muitas relembranças.




para conhecer mais o trabalho desse grande artista, acesse o link do blog e facebook:

Nenhum comentário: